Mostrar mensagens com a etiqueta 4º ano. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta 4º ano. Mostrar todas as mensagens

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

Nós participamos na semana Seguranet

Além vermos quais são os nossos novos desafios vimos os filmes que partilhamos hoje no nosso blogue.
Ficamos entusiasmados com a nova proposta da Amiga Ana Link.
Quando estamos no computador devemos estar acompanhados pelos nossos pais ou um adulto responsável.
Se tal acontecer, provavelmente não teremos que escrever cartas ao Arrobas e Pai Natal.
Por isso fica a sugestão:

Visitem este site com os vossos pais:

quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

Histórias de Natal

Ao longo da manhã, os alunos, foram passando pela biblioteca escolar e foram partilhando histórias de Natal, umas que estão nos links do nosso blogue, outras nos livros que a biblioteca Municipal nos emprestou.
Os alunos de 4º ano escutaram atentamente os sonhos... de António Mota.

Os alunos de 2º ano escutaram atentamente a história de uma cegonha eletricista...
  
No final de cada sessão convidei os alunos a escreverem contos de Natal e a partilharem a magia das palavras, no âmbito do Concurso de Contos de Natal,que consta do PAA no presente ano letivo.

Mas, o Pai Natal também nos visitou e com a ajuda dos nossos alunos e professores amigos partilhou livros para a nossa biblioteca escolar.

quinta-feira, 20 de novembro de 2014

quinta-feira, 13 de novembro de 2014

Uma manhã na biblioteca escolar

O 3º ano estudou a estrutura da notícia na sala de aula.
Na biblioteca escolar estivemos a relembrar as suas características.
Os alunos foram convidados a escrever uma notícia sobre o Projeto SOBE,na escola.
Onde encontrar informação extra?
Na Internet!
Como utilizar a Internet com segurança e encontrar informação correta?
Foi mais uma assunto que estivemos a trabalhar.

http://pt.slideshare.net/sextoD/estrutura-da-notcia-5821858




O 4º ano veio à biblioteca e foi um problema!
Um problema?
Não!
Uma "carga de problemas".
Mas no final cantamos juntos...
castanhas, castanhas,....
http://escolovar.org/castanh_cancao02.htm

Se queres descobrir as respostas aos problemas basta clicar:
http://escolovar.org/s.martinho_problema01.htm

Proposta de trabalho:
Criar problemas com castanhas e ouriços.




sexta-feira, 7 de novembro de 2014

Na véspera do dia de Halloween os alunos de 4º ano estiveram na biblioteca escolar

Trouxeram as suas abóboras e colocaram-nas junto dos livros fantásticos... que temos na nossa biblioteca!


Ler + é fantástico!

Antes de finalizar a aventura fantástica estivemos a partilhar a leitura da história de teatro: "As três abóboras"  .
Se os nossos amigos quiserem conhecer um texto teatral, podem começar hoje!

http://escolovar.org/conto_torrado_teatro-tres-pancadas_tres-aboboras.pdf

quinta-feira, 23 de outubro de 2014

O nosso filme do Projeto de um único dia e para ter frutos todo o ano...

Projeto SOBE 2014


Projeto Sobe no Centro escolar de Fermil

Todos os alunos do Centro Escolar de Fermil participaram nas atividades que decorreram na biblioteca Escolar no âmbito do projeto SOBE.
 Partilhamos histórias...
 Exemplificou-se a lavagem dos dentes a seco..
 Também os alunos do Pré escolar de Canedo se juntaram à festa da Saúde Oral!

 Na sala de aula, os alunos do 1º ano estiveram a fazer a escovagem a seco.
Obrigada sr. enfermeiro Ivo pela sua presença e alegria.

quinta-feira, 16 de outubro de 2014

Hino da alimentação AEC

Os alunos ensaiaram e encantaram os colegas com as suas cantorias.
Partilhamos aqui os ensaios e damos os parabéns aos alunos e professor Ameixa.

O dia da alimentação decorreu em grande alegria.

Entre poesia na sala de aula, música, partilha de histórias no espaço biblioteca, visita ao restaurante Naco das letras e palestra sobre alimentação, apresentada pelo enfermeiro Ivo entre as restantes atividades alusivas ao tema e realizadas na sala de aula, os alunos lembraram a importância de uma alimentação equilibrada.
Partilho no blogue algumas fotos e vídeos realizados expressamente pelos alunos para lembrar aos seus encarregados de educação como é bom estar a crescer em saber e em alegria.

Os alunos do pré escolar de Fermil e de Canedo estiveram a escutar a história da galinha ruiva e estiveram a brincar com o ovo que a galinha pôs. Esperamos muitas surpresas no dia de amanhã!

O restaurante foi visitado por alunos, professores e alguns encarregados de educação.

As educadoras do Centro escolar de Fermil estiveram a fazer doce de abóbora com os seus alunos e partilharam o seu docinho com os encarregados de educação que se deslocaram para a palestra conduzida pelo enfermeiro Ivo. Parabéns e muito obrigada pelo vosso mimo.


Ao longo do dia as turmas fizeram visitas guiadas pelos seus professores ao nosso restaurante.

Obrigada pelos vossos trabalhos que ajudaram a decorar o nosso espaço. Parabéns!


Para finalizar de uma forma única o dia, o enfermeiro Ivo relembrou os Encarregados de educação sobre a importância de uma alimentação saudável. Parabéns por este momento de aprendizagem e "magia" alimentar.

~


sábado, 4 de outubro de 2014

Formação de utilizadores

No passado dia 2 de Outubro as turmas do 1º ciclo estiveram na biblioteca escolar.
A temática do dia foi a formação dos seus utilizadores.
Como utilizar a biblioteca?
Quais as regras a adotar na biblioteca?
Estas informações e muitas mais encontram-se no guião que partilhamos e que estará presente nas salas de aula.
Está na tua mão descobrir e percorrer novos caminhos do saber.
Antes de finalizar cada sessão os alunos puderam partilhar histórias tais como:
ler é divertido, http://pt.slideshare.net/guestda1fb4/ler-divertido
o livro ativo
a biblioteca do avô  e ...
...foi-lhes solicitado que construíssem  a "casa" biblioteca de turma e que levassem a biblioteca até sua casa.

Esperamos novidades!

quinta-feira, 24 de abril de 2014

sexta-feira, 4 de abril de 2014

Algumas das imagens da semana da leitura




Os trabalhos elaborados pelos alunos do pré escolar e 1º ciclo alegraram o ambiente e tornaram a festa maior!


Decorreu esta manhã, no nosso Centro escolar, o concurso de leitura do agrupamento

Alunos representantes das turmas dos 3º e 4º anos partilharam momentos de leitura e magia.
Antes de se iniciar o momento do concurso propriamente dito, os alunos do 3º ano e do 4º ano partilharam leituras.
Os alunos do terceiro ano prendaram-nos  de forma recreativa com as histórias de Pedro e Inês e a Praia da Galé.






Os alunos do 4º ano realizaram a leitura de poemas por eles selecionados.



Depois foi a vez de participarem no concurso e todos saíram vencedores!
Agradeço a todos os que nos apoiaram na realização desta atividade, nomeadamente à Porto Editora, MicroBasto e particulares que nos ofereceram as lembranças que ajudaram a alegrar a festa destes alunos.


Mas os nossos representantes vão ser:
pelo 3º ano a Matilde Sousa e ...
pelo 4º ano o Francisco Gonçalves.
Parabéns a todos os participantes e colegas que os apoiaram bem como para os senhores professores que acompanharam os alunos ou estiveram a fazer parte do Júri.
LER É UMA FESTA!


quarta-feira, 2 de abril de 2014

Dia Internacional do livro Infantil




Mensagem do Dia Internacional do Livro Infantil vem da Irlanda
Por RBE, em 02.04.14

Os leitores perguntam muitas vezes aos escritores como é que escrevem as suas histórias – de onde vêm as ideias? Da minha imaginação, responde o escritor. Ah, sim, dizem os leitores. Mas onde fica a imaginação, de que é que ela é feita, e será que todos temos uma? Bem, diz o escritor, fica na minha cabeça, claro, e é feita de imagens e palavras e memórias e vestígios de outras histórias e palavras e fragmentos de coisas e melodias e pensamentos e rostos e monstros e formas e palavras e movimentos e palavras e ondas e arabescos e paisagens e palavras e perfumes e sentimentos e cores e ritmos e pequenos cliques e flashes e sabores e explosões de energia e enigmas e brisas e palavras. E fica tudo a girar lá dentro e a cantar e a parecer um caleidoscópio e a flutuar e a pousar e a pensar e a arranhar a cabeça. Claro que todos temos uma imaginação: se assim não fosse, não seríamos capazes de sonhar. Contudo, nem todas as imaginações são feitas das mesmas coisas. A imaginação dos cozinheiros tem sobretudo paladares, e a dos artistas mais cores e formas. Mas a imaginação dos escritores está cheia de palavras. E nos leitores e ouvintes das histórias, as imaginações fazem-se com palavras também. A imaginação do escritor trabalha e gira e molda ideias e sons e vozes e personagens e acontecimentos numa história, e a história é apenas feita de palavras, batalhões de rabiscos que marcham ao longo das páginas. E depois chega o leitor e os rabiscos ganham vida. Ficam na página, parecem ainda rabiscos, mas também brincam na imaginação do leitor, e o leitor começa igualmente a desenhar e a rodar as palavras de modo a que a história se crie agora na sua cabeça, tal como tinha acontecido na cabeça do escritor. É por isso que o leitor é tão importante para a história como o escritor. Há apenas um escritor para cada história, mas há centenas ou milhares ou mesmo milhões de leitores, na própria língua do escritor ou traduzida para muitas línguas. Sem o escritor, a história nunca teria nascido; mas sem os milhares de leitores em todo o mundo, a história não viveria todas as vidas que pode viver. Cada leitor de uma história tem alguma coisa em comum com os outros leitores da mesma história. Separadamente, mas também em conjunto, eles recriam a história do escritor com a sua própria imaginação: um ato ao mesmo tempo privado e público, individual e coletivo, íntimo e internacional. Isto deve ser o aquilo que o ser humano faz melhor.

Continua a ler!

Siobhán Parkinson Autora, editora, tradutora e distinguida com o Laureate na nÓg (Children’s Laureate of Ireland).

Tradução: Maria Carlos Loureiro