A magia das palavras e gestos do animador Rui levaram os alunos a percorrerem o mundo das Lendas encantadas.
Sou uma biblioteca simpática onde os alunos que me visitam encontram um mundo de magia.
Mostrar mensagens com a etiqueta atividades. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta atividades. Mostrar todas as mensagens
domingo, 26 de abril de 2015
quinta-feira, 19 de março de 2015
sexta-feira, 12 de dezembro de 2014
Histórias de Natal
Ao longo da manhã, os alunos, foram passando pela biblioteca escolar e foram partilhando histórias de Natal, umas que estão nos links do nosso blogue, outras nos livros que a biblioteca Municipal nos emprestou.
Os alunos de 4º ano escutaram atentamente os sonhos... de António Mota.
No final de cada sessão convidei os alunos a escreverem contos de Natal e a partilharem a magia das palavras, no âmbito do Concurso de Contos de Natal,que consta do PAA no presente ano letivo.
Mas, o Pai Natal também nos visitou e com a ajuda dos nossos alunos e professores amigos partilhou livros para a nossa biblioteca escolar.
Os alunos de 4º ano escutaram atentamente os sonhos... de António Mota.
Os alunos de 2º ano escutaram atentamente a história de uma cegonha eletricista...
Mas, o Pai Natal também nos visitou e com a ajuda dos nossos alunos e professores amigos partilhou livros para a nossa biblioteca escolar.
terça-feira, 9 de dezembro de 2014
O papel dos Encarregados de Educação na promoção da leitura é fundamental
É com grande alegria que, venho a enaltecer o interesse dos Encarregados de Educação dos alunos deste Centro Escolar pelo seu percurso escolar.
Ao longo do mês de Outubro escreveram mensagens de apoio ao trabalho desenvolvido pela biblioteca escolar no âmbito da atividade "a biblioteca vai a casa" e disponibilizam-se para partilhar momentos de leitura cheios de magia.
Obrigada por estarem presentes!
E eis que partilho algumas fotos que ilustram esses momentos.
Ao longo do mês de Outubro escreveram mensagens de apoio ao trabalho desenvolvido pela biblioteca escolar no âmbito da atividade "a biblioteca vai a casa" e disponibilizam-se para partilhar momentos de leitura cheios de magia.
Obrigada por estarem presentes!
E eis que partilho algumas fotos que ilustram esses momentos.
quinta-feira, 13 de novembro de 2014
Uma manhã na biblioteca escolar
O 3º ano estudou a estrutura da notícia na sala de aula.
Na biblioteca escolar estivemos a relembrar as suas características.
Os alunos foram convidados a escrever uma notícia sobre o Projeto SOBE,na escola.
Onde encontrar informação extra?
Na Internet!
Como utilizar a Internet com segurança e encontrar informação correta?
Foi mais uma assunto que estivemos a trabalhar.
http://pt.slideshare.net/sextoD/estrutura-da-notcia-5821858

O 4º ano veio à biblioteca e foi um problema!
Um problema?
Não!
Uma "carga de problemas".
Mas no final cantamos juntos...
castanhas, castanhas,....
http://escolovar.org/castanh_cancao02.htm
Se queres descobrir as respostas aos problemas basta clicar:
http://escolovar.org/s.martinho_problema01.htm
Proposta de trabalho:
Criar problemas com castanhas e ouriços.
Na biblioteca escolar estivemos a relembrar as suas características.
Os alunos foram convidados a escrever uma notícia sobre o Projeto SOBE,na escola.
Onde encontrar informação extra?
Na Internet!
Como utilizar a Internet com segurança e encontrar informação correta?
Foi mais uma assunto que estivemos a trabalhar.
http://pt.slideshare.net/sextoD/estrutura-da-notcia-5821858

O 4º ano veio à biblioteca e foi um problema!
Um problema?
Não!
Uma "carga de problemas".
Mas no final cantamos juntos...
castanhas, castanhas,....
http://escolovar.org/castanh_cancao02.htm
Se queres descobrir as respostas aos problemas basta clicar:
http://escolovar.org/s.martinho_problema01.htm
Proposta de trabalho:
Criar problemas com castanhas e ouriços.
A história de S. Martinho e muito mais... com os alunos do pré escolar
Esta semana os dias são especiais na nossa escola.
A biblioteca escolar une-se à comemoração desta data e dá sugestões:
http://www.ensinobasico.com/blogue/843-recursos-para-o-s-martinho-e-magusto
http://escolovar.org/s_martinho.htm
Mas hoje, dia 13 de Novembro estivemos a escutar a história da Maria Castanha.
A Rute é a nossa querida Maria Castanha, simpática e divertida!
Também cantamos juntos uma canção especial.
http://escolovar.org/castanh_cancao02.htm
Proposta de trabalho:
Realizar o registo da história e fazer um cartucho.

http://www.ensinobasico.com/blogue/843-recursos-para-o-s-martinho-e-magusto
http://escolovar.org/s_martinho.htm
Mas hoje, dia 13 de Novembro estivemos a escutar a história da Maria Castanha.
A Rute é a nossa querida Maria Castanha, simpática e divertida!
Também cantamos juntos uma canção especial.
http://escolovar.org/castanh_cancao02.htm
Proposta de trabalho:
Realizar o registo da história e fazer um cartucho.
sábado, 8 de novembro de 2014
As AEC são amigas da Biblioteca
A equipa da Biblioteca Escolar fez o convite aos professores de AEC para colorirem a "sua casa" no Mês das Bibliotecas Escolares. (após realização de atividade com os alunos).
O resultado foi este...
em expressão Plástica, expressão Dramática e Inglês.
O resultado foi este...
em expressão Plástica, expressão Dramática e Inglês.
Obrigada pelo vosso apoio.
sexta-feira, 7 de novembro de 2014
Na véspera do dia de Halloween os alunos de 4º ano estiveram na biblioteca escolar
Trouxeram as suas abóboras e colocaram-nas junto dos livros fantásticos... que temos na nossa biblioteca!
Antes de finalizar a aventura fantástica estivemos a partilhar a leitura da história de teatro: "As três abóboras" .
Se os nossos amigos quiserem conhecer um texto teatral, podem começar hoje!
http://escolovar.org/conto_torrado_teatro-tres-pancadas_tres-aboboras.pdf
Ler + é fantástico!
Se os nossos amigos quiserem conhecer um texto teatral, podem começar hoje!
http://escolovar.org/conto_torrado_teatro-tres-pancadas_tres-aboboras.pdf
quinta-feira, 6 de novembro de 2014
O 1º ano veio à biblioteca e descobriu ....

"A FADA PALAVRINHA"
Com as palavras mágicas de Luísa Ducla Soares aprendemos a ler.
Mas quem é Luísa Ducla Soares?
Clica e descobre... http://www.ecolenet.nl/tellme/poesia/luisa.htm
Vamos descobrir o seu mundo...
http://escolovar.org/leitura_autores_luisa.ducla.soares.htm
e ...
VAMOS DESCOBRIR UMA DAS BIBLIOTECAS MAIS BONITAS DO MUNDO:
A biblioteca do Convento de Mafra onde os pequenos morcegos tiveram um papel fundamental na preservação dos livros.
Já sabes...
http://www.youtube.com/watch?v=4WYeojFCvhE
lena d'água - ou isto ou aquilo Atividade com alunos de 2º ano
Aprendemos a cantar este poema maravilhoso de Cecília Meireles.
Agora vamos fazer o mesmo com os nossos pais!
Se querem descobrir quem foi Cecília Meireles basta clicar no link:
http://www.releituras.com/cmeireles_bio.asp
quinta-feira, 23 de outubro de 2014
Projeto Sobe no Centro escolar de Fermil
Todos os alunos do Centro Escolar de Fermil participaram nas atividades que decorreram na biblioteca Escolar no âmbito do projeto SOBE.
Partilhamos histórias...
Exemplificou-se a lavagem dos dentes a seco..
Também os alunos do Pré escolar de Canedo se juntaram à festa da Saúde Oral!
Na sala de aula, os alunos do 1º ano estiveram a fazer a escovagem a seco.
Obrigada sr. enfermeiro Ivo pela sua presença e alegria.
quinta-feira, 16 de outubro de 2014
Hino da alimentação AEC
Os alunos ensaiaram e encantaram os colegas com as suas cantorias.
Partilhamos aqui os ensaios e damos os parabéns aos alunos e professor Ameixa.
O dia da alimentação decorreu em grande alegria.
Entre poesia na sala de aula, música, partilha de histórias no espaço biblioteca, visita ao restaurante Naco das letras e palestra sobre alimentação, apresentada pelo enfermeiro Ivo entre as restantes atividades alusivas ao tema e realizadas na sala de aula, os alunos lembraram a importância de uma alimentação equilibrada.
Partilho no blogue algumas fotos e vídeos realizados expressamente pelos alunos para lembrar aos seus encarregados de educação como é bom estar a crescer em saber e em alegria.
O restaurante foi visitado por alunos, professores e alguns encarregados de educação.
Ao longo do dia as turmas fizeram visitas guiadas pelos seus professores ao nosso restaurante.
Obrigada pelos vossos trabalhos que ajudaram a decorar o nosso espaço. Parabéns!
Para finalizar de uma forma única o dia, o enfermeiro Ivo relembrou os Encarregados de educação sobre a importância de uma alimentação saudável. Parabéns por este momento de aprendizagem e "magia" alimentar.
Partilho no blogue algumas fotos e vídeos realizados expressamente pelos alunos para lembrar aos seus encarregados de educação como é bom estar a crescer em saber e em alegria.
Os alunos do pré escolar de Fermil e de Canedo estiveram a escutar a história da galinha ruiva e estiveram a brincar com o ovo que a galinha pôs. Esperamos muitas surpresas no dia de amanhã!
O restaurante foi visitado por alunos, professores e alguns encarregados de educação.
As educadoras do Centro escolar de Fermil estiveram a fazer doce de abóbora com os seus alunos e partilharam o seu docinho com os encarregados de educação que se deslocaram para a palestra conduzida pelo enfermeiro Ivo. Parabéns e muito obrigada pelo vosso mimo.
Ao longo do dia as turmas fizeram visitas guiadas pelos seus professores ao nosso restaurante.
Obrigada pelos vossos trabalhos que ajudaram a decorar o nosso espaço. Parabéns!
Etiquetas:
1ºano,
2º ano,
3º ano,
4º ano,
aec,
atividades,
Biblioteca,
dia da alimentação,
encarregados de educação,
palestra
Vamos comemorar o dia da alimentação com histórias e muito mais...
O Restaurante Naco de Letras irá abrir as suas portas neste dia...
No espaço biblioteca escolar várias histórias serão partilhadas com os alunos.
A galinha ruiva vai visitar os alunos do pré escolar.
Os mais velhos terão oportunidade de comer... sopa! Ou talvez não, pois ela queima!
No espaço biblioteca escolar várias histórias serão partilhadas com os alunos.
A galinha ruiva vai visitar os alunos do pré escolar.
Os mais velhos terão oportunidade de comer... sopa! Ou talvez não, pois ela queima!
No final do dia, pelas 17 horas, os Enfermeiros Ivo e Adélia irão partilhar algumas informações com os Encarregados de Educação dos nossos alunos, sobre a importância de bons hábitos alimentares e uma alimentação equilibrada.
quinta-feira, 9 de outubro de 2014
O coelhinho Branco Educação Literária 1º ano
Se queres conhecer mais histórias de António Torrado basta clicares:
http://escolovar.org/leitura_autores_antonio.torrado.htm
sábado, 4 de outubro de 2014
Formação de utilizadores
No passado dia 2 de Outubro as turmas do 1º ciclo estiveram na biblioteca escolar.
A temática do dia foi a formação dos seus utilizadores.
Como utilizar a biblioteca?
Quais as regras a adotar na biblioteca?
Estas informações e muitas mais encontram-se no guião que partilhamos e que estará presente nas salas de aula.
Está na tua mão descobrir e percorrer novos caminhos do saber.
Antes de finalizar cada sessão os alunos puderam partilhar histórias tais como:
ler é divertido, http://pt.slideshare.net/guestda1fb4/ler-divertido
o livro ativo
a biblioteca do avô e ...
...foi-lhes solicitado que construíssem a "casa" biblioteca de turma e que levassem a biblioteca até sua casa.
Esperamos novidades!
A temática do dia foi a formação dos seus utilizadores.

Quais as regras a adotar na biblioteca?
Estas informações e muitas mais encontram-se no guião que partilhamos e que estará presente nas salas de aula.
Está na tua mão descobrir e percorrer novos caminhos do saber.
Antes de finalizar cada sessão os alunos puderam partilhar histórias tais como:
ler é divertido, http://pt.slideshare.net/guestda1fb4/ler-divertido
o livro ativo
a biblioteca do avô e ...
...foi-lhes solicitado que construíssem a "casa" biblioteca de turma e que levassem a biblioteca até sua casa.
Esperamos novidades!
quinta-feira, 18 de setembro de 2014
Assim começa o ano... uma história para o 1º ano
Já sabes, se queres partilhar a história com os teus pais basta clicares no link:
http://www.bmel.pt/livrodamafalda/
terça-feira, 13 de maio de 2014
O Rei Livro e a princesa Palavra atividade que decorreu na nossa Escola
Os alunos do pré escolar de Fermil e Canedo participaram na atividade de apresentação do livro "o rei Livro e a princesa Palavra.
A "Bolinha de Sabão", personagem criada por Inácia veio visitar-nos e o livro ainda se tornou mais mágico.
Caso queiras conhecer a animadora da história aqui está o seu endereço:
https://www.facebook.com/desabao
A "Bolinha de Sabão", personagem criada por Inácia veio visitar-nos e o livro ainda se tornou mais mágico.
Caso queiras conhecer a animadora da história aqui está o seu endereço:
https://www.facebook.com/desabao
Também os alunos do 1º ciclo, 1º , 2º e 3º anos puderam privar da presença da Bolinha de Sabão e participaram com grande entusiasmo na história.
No final da manhã os alunos do pré escolar presentearam Inácia com um ramo de flores, símbolo do seu agradecimento pela visita.
Alunos e professores partilharam a atividade e sentiram-se maravilhados por este momento de magia.
Obrigada.
Enquanto professora bibliotecária agradeço às educadoras e aos professores que juntamente com os Encarregados de Educação incentivaram os alunos para participarem na atividade e adquirirem o livro.
Assim, a magia continuará no seio familiar.
Subscrever:
Mensagens (Atom)


















.png)

















