Mostrar mensagens com a etiqueta trabalhos elaborados pelos alunos. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta trabalhos elaborados pelos alunos. Mostrar todas as mensagens

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

Falando e escrevendo sobre afetos


Saudade


De alguma pessoa

Todos temos saudade

Daí a paixão, dedicação

E muita lealdade.


Ter saudade não é o mal,

Só quer dizer

Que a pessoa é sentimental!


São poucas

As palavras qe definem

Um sentimento

Delas encontramos

Agradecimento,

Dedicação

E compaixão.

 

Rita Oliveira nº23

sábado, 31 de outubro de 2015

Hoje é dia de halloween!

E na nossa escola as múmias dos alunos do 3º ano invadiram o espaço.






Mas os livros fugiram da biblioteca e mostraram como pode ser assustador e simultaneamente fantástico.

E aqui está uma história fantástica e assustadora para partilharem com os amigos:
http://pt.slideshare.net/Lenitapg/a-abbora-gigante?related=1

quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Os meninos do Jardim de Infância de Canedo estiveram na biblioteca escolar

Vieram visitar-nos e receberam uma prenda dos colegas do 1º ano!
Os alunos do 1º ano estiveram a contar-lhes a história do Coelho Pedrito.

Mas, não vieram até Fermil sem trazerem as suas prendas!
E aqui estão elas!
Estes são os desenhos alusivos à história "Não consegues dormir, Urso pequeno?"

 


Adoramos partilhar os trabalhos dos nossos amigos.

O Carnaval na floresta

Os alunos do 2º ano estiveram na biblioteca escolar e...
leram a história "Carnaval na floresta".



Depois fizemos um jogo com questões relacionadas com a história.

De seguida, aprendemos com o guarda florestal a fazer um convite.


Vamos ler o convite que o guarda dirigiu aos animais

CONVITE

           Para todos os animais da floresta

           Vai realizar-se um grande baile de Carnaval no   

           bosque, no dia 12 de fevereiro, pelas 14 horas.

           Todos terão de usar disfarce.

   O guarda da floresta
 
 

Na sala de aula vamos redigir um convite para os nossos Encarregados de Educação virem participar no nosso desfile de Carnaval que irá decorrer no próximo dia 28 de Fevereiro.

Mas se quiserem ler a história que conhecemos hoje, basta clicar no link:
http://www.slideshare.net/CienciaArrifana/o-carnavalnafloresta

Nota: Na sala de aula estamos a elaborar textos individuais sobre a história que partilhamos!

sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

Semana de afetos com muita cor

Os alunos do pré escolar de Fermil criaram uma árvore com as suas mãos e corações. E borboletas surgiram a alegrar o ambiente!


Os alunos do pré escolar também tentaram alegrar o Inverno com os seus corações.



Na sala de aula os alunos do 1º ano desenharam o amor!


sábado, 8 de fevereiro de 2014

Semana de afetos!


O ser humano precisa de afetos para crescer de forma saudável!
Ao longo da semana os professores e educadoras irão alertar para a importância da troca de afetos e palavras de carinho.
Esta é a nossa proposta que pode ser adoptada no seio familiar!


Vamos aproveitar a segunda- feira para  desenhar, recortar e preencher corações com mensagens de carinho para a comunidade escolar!

sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

Senhores dos seus narizes somos nós


Eis os nossos textos depois de revistos...

Leonor Novais

Eis o seu texto….
Disse o menino à fada:
- Graças a ti, todos nesta cidade me elogiam. Como te poderei agradecer? –perguntou.
Não estás a ver? Ajuda-me agora! – disse a fada
Ele decidiu ajudá-la naquele momento.
Mas, apesar de a ter ajudado a fada pediu-lhe muitas vezes desculpa pois sentia que lhe tinha estragado a vida.
Mas, o senhor do seu nariz disse:
-Pára! Já podes parar de pedir desculpa. Tu acabas-te por me ajudar.
Então, ela descobriu naquele momento que ele era um ser muito especial, graças à sua atitude amaldiçoada. Resolveu convidá-lo para ir viver para o vale das fadas…

Ele ficou contente com o convite e foi com ela. A partir desse dia foram todos felizes para sempre.


Mais um texto para todos lerem...


A fada ficara presa na lama e…
O menino ajudou a fada a sair da lama mas foi uma tarefa difícil!
A lama era muito pegajosa  e apesar de ser muito forte teve que pedir ajuda à sua mãe e ao seu pai. Com a força dos três lá conseguiram retirar a fada da lama.
A fada agradeceu-lhes imenso mas ainda os informou que estava com um problema: não descobria a porta para o país das fadas. Ela também já sentia saudades da sua família e queria dizer-lhes que estava bem…
Mas eis que enquanto passeava com o menino e seus pais e tentava descobrir uma solução para os eu problema que surge a sua família. Estavam à sua procura. Ela abraçou-os e só se sabe que foram todos felizes para sempre!



O Texto da Ana Rita:
Todos gozavam com ele. Ele sentia-se cada vez mais sozinho.
De repente, apareceu uma fada que lhe  perguntou:
- Quem és tu?
Ele respondeu:
- Sou o Pinóquio! É assim que todos me chamam por causa do tamanho do meu nariz. Ainda dizem que o meu nariz parece um chouriço!
Então. A fada resolveu dizer que o ajudava. Ela pensou que conseguiria ajudá-lo mas foi em vão. O nariz não saiu! 
Ela estava cansada mas continuou com vontade de ajudar este Pinóquio. Ele continuava triste mas ela tentava animá-lo de muitas maneiras diferentes.
Até que um dia… O nariz começou a encolher milagrosamente ou não!
De tanto puxar o nariz ele começou a encolher!

Ambos ficaram felizes e assim viveram para sempre.



O texto do João Tomás…
Era uma vez um senhor do seu nariz!
Uma fada enfeitiçara o seu nariz e ele crescera muito.
Passados 14 dias encontrou a fada enterrada e em grande perigo dentro da lama.
A fada quando viu o menino pediu-lhe desculpa pelo que lhe fizera e ele respondeu que a desculpava. Mas ela continuava a pedir socorro pois cada vez estava mais enterrada na lama.
Ele resolveu ajudá-la mas por mais que a puxasse ela parecia afundar-se naquele mar de lama. E então começou a gritar:
- Eu vou morrer!
E o rapaz disse-lhe: vou tirá-la com a ajuda do meu nariz!

Finalmente conseguiu retirá-la da lama e a partir desse dia foram felizes para sempre!


 O texto da Helena: 

O senhor do seu nariz foi ter com a fada  ajudou-a a sair da lama e disse-lhe para ir tomar um banho a sua casa.
Ela respondeu:
- Obrigada, obrigada! Obrigada por tudo que fizeste por mim. E… desculpa tudo de mal que te fiz no passado.
Ainda lhe perguntou se ele a desculpava ao qual ele respondeu:
- Sim!
Foram dar um passeio pelo bosque, pelos campos e no meio das flores e ficaram felizes para sempre!

Vitória , vitória foram assim as nossa histórias!

quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

As nossas Bandas desenhadas estão maravilhosas

Depois de partilharmos a história da Joaninha Vaidosa estivemos a fazer uma Banda desenhada individual.
No nosso blogue vamos partilhar o nosso trabalho e um exemplar será enviado para o Concurso uma aventura 2014.

Mas, hoje, na biblioteca estivemos a relembrar a história da Flor que vai ver o mar, de Alves Redol. Também queremos fazer uma banda desenhada desta história!
E eis que aqui estão elas...

E vamos partilhar com os nossos pais a história. Que giro!!!




 Somos uns grandes artistas!

O senhor do seu nariz

Os alunos do 3º ano estiveram a ler a história do Sr. do seu nariz...


Bem, não leram a história na totalidade e tiveram como proposta de trabalho: imaginar o que teria acontecido à fada e ao nosso amigo.
E imaginaram finais diferentes!
Em breve iremos partilhá-los...
Só falta informar que...
... os professores titulares leram aos alunos o final da história, na sala de aula.
E vitória, vitória acabou-se a história!

domingo, 26 de janeiro de 2014

As bandas desenhadas do 1º ano sobre o livro: A joaninha vaidosa

É com grande alegria que partilho algumas das bandas desenhadas dos alunos do 1º ano.
Uma será selecionada para enviar para o concurso: Uma aventura 2014.
Vai ser difícil escolher mas os nossos amigos estão a ficar verdadeiros artistas.
Vejam alguns exemplares:
A cor é uma constante!

Cá estão os animais da nossa história.

...a nossa alegria está patente nos nossos desenhos!


a Joaninha e seus amigos!





O entusiasmo é tamanho, que quiseram fazer também uma BD sobre o livro de Alves Redol.....

Na próxima semana veremos as suas obras de desenho e pintura.

quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

Vamos participar no concurso "Uma aventura 2014"

Somos alunos do 4º ano e começamos a ler a história "A bruxa Cartuxa na floresta dos segredos".
Agora cada aluno irá descobrir que poderá ser uma personagem do livro e ser detentor de um segredo... que poderá ser:

 bom

                               Mau

                                           Péssimo


Aquela nuvem e outras




Se queres conhecer os poemas maravilhosos de Eugénio de Andrade clica no endereço:



E a proposta de trabalho foi...
Vamos desenhar os poemas!


Centro Escolar de Fermil/ Biblioteca Escolar

Aquela nuvem e outras

Nome do aluno: ________________________________________________ nº _______ 1º ano



Adivinha


O gato


1,2,3…


Verão



Dizem que é Natal todos os dias...

Os nossos desenhos alusivos à história de Natal...


Os alunos do Pré escolar desenharam o Inverno e partilharam o desenho na biblioteca

Vamos observar alguns dos seus trabalhos...


segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

A gata Gatilde dos alunos do Jardim de Infância

Após a leitura da história "a gata Gatilde", os alunos do pré escolar deram à biblioteca esta rica prenda que foi elaborada com material reciclado.


quarta-feira, 13 de novembro de 2013

A gata Gatilde

Os alunos do Jardim de Infância e 1º ano do Centro Escolar de Fermil terão oportunidade de escutar, ler e partilhar a história da Gata Gatilde.
Este momento servirá como motivação para a participação no Concurso uma aventura, na categoria de desenho.
Anexo a este artigo  links onde poderão encontrar esta história tão simples que nos fala de amizade.
http://historias2011.dge.mec.pt/2012/06/25/a-gata-gatilde/

ou então

http://sempremforma.blogspot.pt/2011/02/gata-gatilde.html