terça-feira, 29 de abril de 2014

O nosso trabalho



O texto base criado pelos alunos do 2º ano e que ganhou um prémio especial do Júri, no concurso Uma aventura literária 2014

Eu sou um ser mágico na história da Joaninha Vaidosa e…
No centro escolar de Fermil de Basto ninguém sabe que os alunos do 2º ano são seres mágicos. E nós queremos manter o segredo!
Adoramos passear na floresta verde que se pode ver a partir das janelas da nossa sala. É lá que vive a Joaninha Vaidosa. Sim, aquela da história que queria ter vestidos diferentes!
 Ela é nossa amiga e adoramos fazer visitas uns aos outros. 
Por exemplo, quando vamos visitar o agricultor Manuel, sentimos o perfume das suas flores, admiramos as suas cores e formas e adoramos o néctar mais saboroso do mundo! A sua horta está cheia de sabores que irão parar às nossas mesas.
Alguns de nós somos borboletas e adoramos voar sobre o riacho onde nada a nossa amiga tartaruga, sobre os campos verdinhos onde pastam as vacas, as cabras e as ovelhas do agricultor Manuel. Quando chega a primavera é uma alegria pois reunimo-nos todos juntos na casa do mocho, para escutarmos as histórias e aventuras que as andorinhas nos trazem.
Todos aguardamos ansiosamente o sábado pois é o dia da reunião.
 (Durante a semana somos alunos normais na nossa linda escola e não podemos vestir os vestidos de seres mágicos).
 E é dia de piquenique!
Quando fazemos piqueniques é maravilhoso: comemos ervas, insetos mortos, salsichas, rissóis, salada, um pouco de tudo. Há menus para todos os gostos pois alguns dos seres mágicos continuam a ser meninos e meninas enquanto outros ganharam o corpo de borboletas, cobras, esquilos, tartarugas, mochos, corvos, raposas, etc.
Por exemplo a Liliana, a Inês, a Maria João, a Beatriz e o Manuel são meninos e adoram participar nos piqueniques. Por isso comem as salsichas e os rissóis. Mas como eles fazem parte deste mundo de magia são os primeiros a proteger a floresta e os animais que nela vivem. Não deixam ficar lixo para trás!
Na escola, falam sobre a importância de não poluir o riacho e de não atirar sacos de lixo para o chão, para que eles não voem para a floresta ou água. Assim poderemos, no futuro, brincar nestes espaços, jogar às” caçadinhas “, nadar nas águas limpinhas, na praia fluvial.
É que muitos de nós ficamos doentes e poderemos ter que ir para outros locais do país se não tivermos uma casa limpinha e alegre. E aqui, em Fermil, podemos viver num lugar limpo e seguro. 
Basta lembrar aquela vez em que a Joaninha e eu nos perdemos! Como existiam pedrinhas pequenas, colocámo-las pelo caminho e assim os nossos amigos encontraram-nos rapidamente.
Nesse dia, sentimos que éramos especiais e nem precisamos do espelho para nos lembrarmos que somos seres únicos! Todos os dias, na nossa escola, nos sentimos assim!
Imaginem se descobrissem que somos seres mágicos como aqueles que habitam os livros da biblioteca.
Vamos manter o segredo!

Um abraço nosso e da nossa amiga Joaninha que já não é vaidosa mas que é muito alegre e brincalhona.

3 comentários:

  1. PARABÉNS A TODOS!!!!
    Parabéns pela motivação na participação do concurso, pelo excelente trabalho que têm desenvolvido no âmbito da LEITURA!
    Fermil, certamente, terá meninos muito mais felizes, mais motivados pelo mundo da aventura, da curiosidade, do imaginário... da LEITURA!
    É com muito orgulho, que vimos o trabalho desta comunidade escolar ser reconhecido a nível nacional!


    "Viver é tão importante quanto ler um livro. Enquanto a vida oferece as ideias, os livros as decoram!"
    Fellipe Pimentel de Almeida

    ResponderEliminar
  2. Ficamos felizes por ser parte integrante de uma comunidade escolar que se preocupa com o crescer dos nossos alunos, que são páginas sedentas de saber e afetos.

    ResponderEliminar